segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Capital e Trabalho

GREVE NA FRANÇA



A ministra da Economia, Christine Lagarde, afirmou nesta segunda-feira (25) que as greves contra o projeto de reforma do sistema de aposentadoria provocam perdas diárias ao país de entre R$ 479 milhões e R$ 959 milhões (200 milhões de euros e 400 milhões de euros).
Ela disse em entrevista à rádio Europe 1, no entanto, que as perdas são "difíceis de calcular".A França continua com dificuldades no fornecimento de combustível, devido às greves nas refinarias e dos bloqueios dos depósitos em protesto contra o projeto de reforma da aposentadoria.
          Na manhã de hoje, estivadores e agentes portuários conseguiram bloquear o depósito de Fos-sur-Mer, em Marselha.
         O depósito local - o mais importante da região, com capacidade de armazenamento de 860.000 metros cúbicos de produtos químicos e refinados - é essencial para o abastecimento dos postos desde a paralisação das atividades em quatro refinarias por falta de petróleo.
          Ao mesmo tempo, o depósito de Saint-Pierre-des Corps, na área de Tours (centro do país), foi liberado pela polícia, depois de passar uma semana bloqueado por caminhoneiros.
          O Senado votou na última sexta-feira (22) o texto legislativo que aumenta a idade de aposentadoria em dois anos, dos 60 para os 62 anos para a voluntária, e dos 65 para os 67 para poder receber uma pensão completa.

Século XVIII
Capital e trabalho.
Surgimento do Socialismo.

Mas o que era o Socialismo? Porque os operários se ligaram a essa bandeira? O socialismo, criticando o capitalismo e o liberalismo, preconizava nova organização da sociedade.
         Segundo Duroselle, ”o Socialismo foi a mais original e por momentos a mais vigorosa das ideologias da nossa época. A expressão, empregada em seu sentido moderno nos anos de 1830, significa: reforma da sociedade beneficiando as classes mais numerosas, os mais pobres, ou seja, o proletariado é, então, uma ideologia ligada à revolução industrial”.(Atentar para a politica do governo Lula.Até agora,o que fez uma maior destribuição de renda neste País).
          As idéias socialistas surgiram devidos aos problemas econômicos e sociais criados pelo capitalismo, a chamada “Questão Social”, muito bem sintetizada por Anatole France em A Ilha dos Pingüins (1908).
          “As coisas necessárias à vida faltavam entre os que as produziam; e superabundavam entre os que não as produziam”.
          “Se formos analisar porque tanta miséria ainda assola o mundo, com maior intensidade nos países da áfrica e Ásia, e com menor intensidade em outra parte do mundo, verificaremos que, as causas básicas destas mazelas crônicas que consome parte da humanidade são causadas pelos detentores do capital do mundo”.
          Desde a revolução industrial ou até mesmo antes, indentifica-se a maldita ganância nas pessoas dos mestres das oficinas, que desenvolviam suas atividades quase às escondidas para que somente quem fosse da família pudesse aprender o oficio.
          Olhando hoje para as greves na frança e em outros países, não são as greves de hoje, momentos bem parecidos com os de ontem?Não estão eles, os domos do capital tentando proteger os seus já abarrotados cofres particulares da inevitável divisão dos seus abusivos lucros?
          Olha o que disse O secretário-geral da CGT (Confederação Geral do Trabalho), Bernard Thibault, “disse estar convencido de que os protestos contra a reforma do sistema previdenciário continuarão, embora a lei tenha sido aprovada.” Ele classificou a reforma da previdência como "injusta" e justificou a opinião dizendo que não foram levadas em conta as propostas de que as profissões que demandam maior esforço físico dispusessem de regras diferenciadas. - “Ninguém pode pensar que a adoção de uma lei em um tema como este pode acabar com o debate, que vai continuar enquanto exista descontentamento”.
          Aqui no Brasil, precisamos colocar nossas barbas de molho, porque se esta lei não for derrubada, outros países poderão copiar esta aberração, e assim massacrar ainda mais o já sofrido trabalhador, principalmente aquele que usa a força física literalmente falando para desempenhar as suas funções.

Comentários de Bartolomeu.

Livro pesquisado: Historia das sociedades 2a
Aquino-Jacques-Denize-Oscar.
Pág;104