segunda-feira, 7 de março de 2011

PORQUE SER MULHER?

PORQUE SER MULHER?

Embora algumas pesquisadoras insistam em negar aquele acontecido de 1857 em Nova York,quando um senhor dono de uma fabrica de tecidos,revoltado por que suas operárias “ 129 mulheres” pediam uma pequena redução da carga de trabalho,que naquele instante era desumana,ele,o patrão,mandou prender as tais mulheres na fabrica e colocou fogo matando-as todas queimadas. Nas pesquisas e teses apresentadas sobre o dia internacional da mulher, sempre aparece uma ou outra pesquisadora para colocar em cheque aquela tão dolorosa aberração. Como é possível uma mulher negar o obvio,quando alega, que não existe documento algum provando que ouve realmente aquele massacre bestial e animalesco contra as mulheres. Na época a classe operária era menos que nada, agora imagina se um importante industrial da época iria deixa que fosse divulgado alguma coisa sobre o tal crime cometido por um membro daquela sociedade dominante? Estas pesquisadoras sendo mulheres e tendo de certo modo nascido em famílias abastadas, tanto daqui quando de outros países, demonstram o desprezo e o preconceito machista contra as mulheres operárias e pobres do mundo. É claro que nada vai se achar registrado em documentos da época a respeito de tão triste acontecimento. Se hoje, com todos os meios de informação, os atos de determinadas instituições brasileiras e mundiais, são mantidos secretamente, longe do conhecimento do povo, quanto mais naquela época. A história de luta das mulheres pelos seus direitos vem se arrastando desde muito antes daqueles acontecimentos. A luta em defesa dos direitos das mulheres não é só delas, mas também de grandes homens, cujos nomes estão escrito nas paginas da historia, só para lembrar, podemos citar:- 1788 - França Condorcet, filósofo e homem político francês, reclamam para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.
1792 Reino Unido
Mary Wollstpnecraft pioneira da acção feminista, publica uma vindicta das Mulheres

1840 – Estados Unidos
Lucrecia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.
1857 Estados Unidos
No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das operárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia, quando ocorre o massacre das 129 mulheres que morreram queimadas.
1859 - Rússia
Aparecimento de um movimento feminino em St. Pctersburgo para a emancipação da mulher
1862 - Suécia
As mulheres votam nas eleições municipais.
1866 - Reino Unido
John Stuart MIII filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres
1868 - Reino Unido
Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.
1869 - Estados Unidos
Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.
1870 - França e Suécia
As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia
Inauguração de urna Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para raparigas
1874 - Japão
Abertura da primeira Escola Normal para raparigas.
1878 - Rússia
Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.
1882 -. Estados Unidos
Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano
1893 - Nova Zelândia
Concedido o direito de voto às mulheres
1901. - França
O deputado socialista René Viviane, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres. Como podemos ver, já naquela época havia pessoas que embora fizesse parte da elite da época, lutavam pelos direitos das mulheres e de um modo geral pelos direitos dos operários, estas pessoas eram intelectuais que já enxergavam na melhoria das condições de trabalho dos operários, uma melhoria na produção e na diminuição de trabalhadores doentes. Mas foi em 1910 que aconteceu uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, onde ficou decidido, que, em homenagem àquelas mulheres, comemorar-se-ia o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, no mundo inteiro.

O QUE SE PRETENDEU COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretendeu-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher, desde a milhenos. Tem este dia, a finalidade de conscientizar as pessoas, inclusive a própria mulher, de que ela é capaz. De que ela é, a base primária da sociedade. Conscientizar os homens deque é as mulheres que formam os homens, e têm elas a capacidade de, enquanto mulher, ser mãe, amantes, serem rudes e delicadas, forte como um rochedo e frágil como uma pétala de rosa quando necessário. É lamentável que alguns homens tratem suas esposas como se fosse um ser inferior, que existe somente para fazer as suas vontades. Embora seja homem, sempre entendi que não se pode forçar uma mulher a fazer aquilo que ela não quer, sempre achei que ela só deve aceitar o assédio se quiser realmente. Pois ela é a única dona do seu corpo enquanto mulher. Hoje é o dia internacional da mulher, de todas as mulheres, no entanto, quero dedicar este dia espacial a duas mulheres que há anos não as vejo, que são minhas filhas, as que conheço e as que não conheço.e em especial a minha esposa,cuja paciência comigo é incalculável,o carinho que a mim dedica é incomparável e o que sinto por ela é imensurável.

Que o Senhor Deus derrame sobre todas as mulheres a sua misericórdia, seu perdão e sua generosidade. Que o senhor Jesus Vos cubra com o seu manto sagrado, e que as defenda da rudeza masculina e da ignorância de homens doente e incapaz de amar.
Pesquisa e adaptação de
Teixeira Pinto Bartolomeu.
07/03/2011.
Manaus AM.